Orientação Profissional aos Jovens

Orientação Profissional aos Jovens

Proporcionar aos jovens a compreensão de suas características pessoais e a sua relação com o processo de escolha da carreira profissional é o objetivo da Orientação Profissionaldo iSIM.

A Orientação Profissional do iSIM foca na compreensão das características individuais de personalidade ena exploração das oportunidades do mercado de trabalho, minimizando a ansiedade e angústia dos jovens e de seus responsáveis neste processo de escolha.

Para o iSIM, a escolha da atividade profissional diz da pessoa e define papéis, criando meios de inserção social. A escolha profissional mobiliza conflitos e ansiedade, e ocorre num período de transformações físicas e emocionais – a juventude. Nesse sentido esse serviço tem como objetivo criar, junto com o jovem, um processo de escolha que discrimina a fantasia, a idealização e a realidade, desconstruindo certos padrões sociais estereotipados e buscando autoconsciência.

A dinâmica de trabalho inclui aplicação de testes, dinâmicas de grupo, estimulação das funções mentais e orientação aos pais, aos responsáveis e à escola.

O iSIM propõe que o serviço de Orientação Profissional aos Jovens seja iniciado na etapa do Ensino Fundamental II e Médio, como suporte e acolhimento ao processo de escolha da profissão, da formação acadêmica e da instituição de ensino onde pretende fazer sua graduação.

O iSIM conta com neuropsicólogos com experiência em Orientação Profissional e habilidades para trabalhar as questões que envolvem a escolha da carreira profissional junto aos jovens e professores envolvidos neste processo.