Aprofem

 


O iSIM mantém parceria com a Aprofem
(Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo),
 na formação dos professores e equipe técnica de educação, em estratégias de intervenção neuropsicológica em sala de aula.

Estratégias de intervenção Neuropsicológica em Sala de Aula

Objetivo:

- Compreender o processo do desenvolvimento social e histórico dos humanos de acordo com a teoria Sócio-Histórica de Lev Vygotsky, Alexander Romanovich Luria e Alexis Leontiev.

- Refletir a respeito do papel profissional do educador da rede municipal de ensino de São Paulo no processo de desenvolvimento social e histórico dos humanos como agentes na construção de cidadania e transformação social.

- Construir ferramentas pedagógicas que auxiliem o professor na rede municipal de ensino de São Paulo  no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos.

Conteúdos:

- Pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica;

- História da Psicologia Sócio Histórica;

- A dialética e o inato e o adquirido das funções nervosas superiores;

- A gênese do desenvolvimento;

- O padrão fixo da ação dos humanos;

- O início da relação produtora do desenvolvimento;

- As crises do desenvolvimento;

- A Construção psicológica do EU – OUTRO e REALIDADE;

- Os 3 blocos funcionais e as suas atribuições;

- O desenvolvimento social e histórico das funções nervosas superiores;

- Reflexão a respeito dos instrumentos históricos, sociais e educacionais que auxiliam no processo do desenvolvimento da aprendizagem.

Público Alvo:

Supervisor Escolar, Assistente Técnico Educacional, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Local de realização das atividades:

Centro de Formação APROFEM
Rua Humaitá, 486. Bela Vista.

Mais Informações